quinta-feira, 14 de junho de 2012

Narcotráfico- América Andina


Quando pensamos em drogas, logo nos vem a cabeça, mortes, famílias destruídas, roubo e outras séries de problemas. Mas, infelizmente alguns países da América Andina, possuem mais da metade de sua economia gerada do narcotráfico. As principais drogas produzidas são: maconha e a cocaína. Vamos aprofundar no assunto!




História da cocaína



A cocaína é uma droga feita da planta Erythroxylum coca. A cocaína já vem sendo usada há cerca de 1200 anos pelos nativos do continente latino( principalmente na forma de chá, em que na qual seu princípio ativo é bem menor do que se fossem consumidas através da inalação).



A coca foi levada a Europa, em 1580 por um grupo de cientistas. Porém a cocaína começou a ganhar popularidade, em que na qual tal era utilizada por Freud para tratamento de alguns de seus pacientes.



Porém em 1890 começaram a aparecer as consequências do uso da coca, tais como: Delírios, dores de cabeças e tonteira. Depois deste ocorrido o uso da cocaína caiu muito principalmente nos EUA e Europa.



Atualmente a cocaína é uma das drogas mais consumidas no mundo!




História da maconha



A maconha é uma droga feita da planta Cannabis sativa. A maconha já era usada na China há 7000 a.c como forma curativa, tal como na Índia, a maconha era usada para combater cólicas menstruais, prisão de ventre e até a malária. Além disso, os gregos e os romanos usavam a fibra da têxtil da Cannabis sativa para fazer tecidos e papel.



A maconha veio a América através dos Europeus, em que na qual fizeram a primeira “horta de cannabis” no Chile. A maconha é muito consumida na Àfrica, ela na qual chegou por lá, e consequentemente veio ao Brasil via escravos africanos que faziam o seu uso.




No final do século XIX, a maconha começou a ser usada por artistas e escritores, no entanto a maconha ainda era considerada um medicamento.
A partir da década de 60 a maconha começou a ser enxergada como entorpecente, devido a pessoas estarem se viciando no uso da erva.

A maconha é um caminho para outras drogas. Por isso não vale a pena nem experimentá-la.







Drogas e Economia



Narcotráfico andino: Alguns países como Bolívia, Colômbia e Peru são grandes produtores de drogas, especificamente maconha e coca. A coca depois de refinada se torna a cocaína, em que na qual é contrabandeada ilegalmente aos EUA, e até, criminosos cruzam fronteiras para fazer entregas. Nestes países os traficantes controlam o governo, as forças armadas, o corpo diplomático e até as unidades encarregadas do combate ao tráfico. Apenas 5% da produção de coca na América é legal, o restante é comercializadas nas escondidas.

O narcotráfico gera US$ 500 bilhões anualmente, ultrapassando o comércio petrolífero.



O narcotráfico deve ser combatido. Mas se for exterminado, o que será da economia Boliviana, Peruana e a Colômbia? Eis a questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário