quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Canal Do Panamá

O Canal Do Panamá

O que é isto? Qual a sua importância a economia Panamense?

O canal do Panamá se encontra no istmo Panamá, o objetivo deste canal é unir o oceano Atlântico ao Pacífico, e possui 82km de extensão.

O canal do Panamá é um meio de grande importância ao mercado marítimo, que na qual equivale a 4%do comércio mundial.


 

 

 O canal do panamá foi construído entre 1908 e 1914 com a meta de unir o oceano Atlântico ao Pacífico(separar um continente e unir os oceanos). Unir os oceanos já era um sonho muito antigo, desde as colonizações da América espanhola, pois neste período(séc 16) foram descobertas diversas jázigas de ouro e prata nas costas do pacífico, e o interesse europeu de levar estas fortunas para as metrópoles de forma eficaz era grande.Em 1821,o panamá se tornou independente da Espanha, esse fato só se realizou devido aos EUA se intrometerem nas manisfestações, com um único foco: O canal. No final do séc 19 ouve mais confusão, EUA e Inglaterra, que na qual disputavam áreas de influência da América Latina, mas aproveitando-se deste combate, a França em, 1878 recebeu do governo colombiano a permissão de abir e operar um canal ao istmo do Panamá, num período de 99 anos.A França por sua vez, levou até o Panamá uma excelente infra-estrutura e grandes tecnologias da época, mas apesar disto, doenças e epidemias mataram vários trabalhadores, a má administração e a corrupção por parte do franceses ficou conhecida pela imprensa da época como " decepção francesa". Em 1899 chegou ao fim a segunda chance da França na construção do canal, porém deixaram no Panamá estudos, topografias, mapas, projetos, além de que 40% das escavações já estavam conclusas.

Aproveitando-se do fracasso Francês, chegou a vez dos EUA, que trocaram a concessão do canal em, apoio militar e civil na independência do Panamá. O Panamá se desuniu da Colômbia em 1903, com o apoio dos EUA, que na qual foram para Washington, de onde voltaram com um tratado que concedia o direito perpétuo sob o domínio do canal. Os EUA enviaram cerca de 60 mil homens para trabalhar na construção do canal.

 Finalmente, em 15 de agosto de 1914, aconteceu a primeira travessia no canal, depois 1 ano de testes.Estava aberta uma da maiores obras do séc 19!
 

Porém, quinze civis panamenhos foram mortos e cento e oitenta e oito foram feridos, isto ocorre devido à uma aglomeração de estudantes se reunirem para aguardar um grande acontecimento histórico, o hasteamento do canal com a bandeira panamense( até então a bandeira norte americana estava no local).Durante o hasteamento 6 homens que iriam fazer tal serviço foram vaiados e xingados.Logo em seguida chega um grupo frequentado por filhos de militares americanos, há uma revolta da população,  devido a marcas de espancamentos em alguns estudantes que são expulsos dalí por policiais americanos, começando assim um tulmuto.Daí o exército americano é convocado para intervir no acontecimento. Depois do ocorrido Panamá cancela sua relação do canal com os EUA.Apenas em 1977 os presidentes dos EUA e o do Panamá, assinaram um acordo em que o canal fosse finalmente concedido ao Panamá. No ultimo dia do ano de 1999 os EUA( depois de 85 anos sobre o domínio do canal) passa seus direitos para o Panamá, que pondo fim nesta imensa confusão, pôde finalmente ter de volta um dos mais fortes recursos de sua economia.

UFA!!!!!!!!!!!

 

 


construção do canal em 1907.

O canal funciona com 3 eclusas que se parecem com elevadores.Ao chegar no canal o návio passa pelos portões e sobe a plataforma, a água o eleva a 25 metros para que ele possa ir descendo, até que chegue ao lago Gatun, e para que depois possa enfim cruzar o oceano.

 

    

O canal é uma grande fonte de renda para o Panamá, ele corresponde a 25% do PIB panamense, cada návio em média que passa pelo canal paga 1 dólar por tonelada, o canal do Panamá é tã bem visto, que foi eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno!O canal é um grande meio do comércio marítimo atual.

video



Nenhum comentário:

Postar um comentário